sábado, 24 de maio de 2008

Quique Flores: Esquemas tácticos

Quique Flores, o novo treinador do Benfica, é um técnico que é caracterizado pelo seu conhecimento táctico e modernos métodos de treino.


O 4-4-2 é o esquema táctico preferido por Quique Flores.



Será este o esquema táctico preferido a ser utilizado no Benfica da próxima temporada.

Este 4-4-2 clássico utilizado por Quique Flores é caracterizado por ser composto por uma defesa com 4 elementos, sendo que os laterais esquerdo e direito são elementos activos no ataque da equipa.

Quique Flores costuma jogar com 2 médios no centro do terreno que tenham uma elevada capacidade defensiva, mas também com capacidade para subir ao ataque aparecendo perto da área adversária.

Neste esquema, podemos observar que Quique Flores costuma jogar também com 2 extremos puros, um esquerdo e um direito, que tanto vão á linha como têm tendência para reflectir para o centro do terreno.

Na frente de ataque, Quique Flores costuma utilizar um Ponta de lança e um avançado móvel. O avançado móvel que descai para as laterais, serve também de apoio ao ponta de lança fixo que Quique gosta de ter sempre presente na área dos adversários.


Quique Flores, tem um outro esquema com que costuma jogar, que é o seguinte:




Este 4-1-3-2 é outro dos esquemas tácticos que é muito utilizado por Quique Flores.

Neste esquema táctico, a defesa continua a ser constituída por 4 defesas, com os laterais a subir apoiando o ataque.

No meio campo, existe um jogador com características mais defensivas (Nº 6) e outro com características um pouco mais atacantes (Nº 8), sendo que este Nº8 está bem mais próximo do avançado centro em relação á táctica do 4-4-2.

A frente de ataque continua a ser constituída por 2 extremos puros,um avançado móvel e um ponta de lança mais fixo na área. Neste esquema, a frente de ataque é mais apoiada pelo médio Nº8.

2 comentários:

mlouro disse...

isso é no FM ou foi o que ele utilizou no Valência?

Benfiquista disse...

Eram os sistemas que mais utilizava tanto no Valência como no Getafe